Notícias

Comentário do Dia 05/07, ExpoPatrô 2017

05/07/2017 às 14:35

Estamos na semana de abertura da 38ª edição da ExpoPatrô 2017. Abertura oficialmente será na noite de hoje, com a presença das autoridades, mas no domingo já aconteceu a tradicional cavalgada, quando como de costume, foi homenageado o produtor rural Sr. Geraldo cortes, aliás, homenagem justa e merecida como foi todas no passado. A novidade deste ano, que á tão sonhada Arena Cerrado, já está pronta, foi inaugurada este ano, e agora está completa para receber com acomodação e conforto a plateia para os grandes shows que acontecerão a partir de hoje. Temos que registrar o grande esforço do ex-presidente Sebastião Nunes, e também do atual, Osmar Pereira Júnior, o Juninho, e toda a diretoria que não mediram esforços para tocaram o projeto, dando sequencia á grande obra, o maior palco de shows coberto do de minas gerais, quiçá, do Brasil. Acompanhamos de perto todo o desenvolvimento do grande projeto, e da luta que foi empreendida na busca de recursos, e principalmente, como disse o presidente Juninho, a obra ficou pronta e sem nenhuma dívida. Dando tratos a nossa memória, lembramos aqui muito bem, desta grande festa da cidade, desde os anos 60, quando começou lá no final da Avenida Rui Barbosa, sem muita infraestrutura, mas que devido ao esforço do presidente do sindicato rural da época, foi aos poucos melhorando.

Durante as décadas de 70 e 80, nós patrocinense pudemos assistir aqui grande shows de artistas que faziam sucesso na época em todo Brasil. Alias sempre foi assim. Já tivemos festas memoráveis aqui, quando era no mês de abril, junto ao aniversário da cidade. Naquela época havia um grande entrosamento entre o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal. Faziam as promoções sociais e artísticas em pleno acordo, e quem ganhava com tudo isso era a população. Não importava que situação política fosse do Prefeito da época e nem tão pouco, do presidente do Sindicato da época. O pensamento era proporcionar uma festa de verdade para a população. Tínhamos então atrações não somente no Parque de Exposições, mas também na cidade. O parque recebia exposição e vendas de maquinário, das mais variadas marcas, diversos produtos fabricados no município eram também expostos. Hoje, nem tanto, as coisas mudaram muito, umas prá melhor, outras, foram retiradas. Não somos conservadores, nem tão pouco saudosistas, mas também não podemos fingir esquecer o passado. As falhas do passado são corrigidas no presente.  Ainda há tempo, por que as “ExpoPatrôs”, vão continuar. Quem sabe em 2018, possamos ter uma festa só no mês de abril, mês do aniversário do município, juntando as entidades que fazem parte da cadeia produtiva do café em nosso município. Aliás, sempre defendemos essa união, e o prefeito Deiró Marra já se mostrou favorável a que isso aconteça. Pois somos a capital nacional do café, e o certo seria promovermos a festa nacional do café. Mas enquanto o sonho não é realizado, vamos à programação; artística da festa que começa hoje, dia 05 de julho, quarta-feira. Como já destacamos, hoje acontecerá à abertura oficial com a presença das autoridades. Em seguida o show da dupla Jorge e Mateus. Amanhã, quinta-feira, abertura do rodeio profissional, como sempre acontece. Ma sexta-feira, a apresentação do musical Cabaré, sucesso em todo o Brasil, com os cantores Leonardo e Eduardo Costa. No sábado, show com a dupla Pedro Paulo e Alex, e no domingo, final do rodeio profissional, que deveria ser também de portões abertos, como na quinta-feira, mas não é. Quem sabe no ano que vem.

Esperamos também que possa haver uma apresentação de pompa da nossa Rainha do Café, que foi eleita no início do ano, numa promoção da Secretaria Municipal de Cultura. Além dessa excelente programação artística, já estão acontecendo eventos paralelos, como palestras e torneios. Até no próximo domingo, a cidade estampa em festa, nessa promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio. Apesar dessa interminável crise financeira e política que afeta todos nós, vamos festejar, por que lazer para a população, nos últimos anos, tem sido manga do colete. E para concluir, como sempre, a o Grupo Difusora de Comunicação, estará dando total cobertura a ExpoPatrô 2017, através de seu departamento de jornalismo. Um abraço a todos e feliz festa.