Notícias

Comentário do Dia 29/06, Orçamento Participativo.

29/06/2017 às 14:37

Queremos hoje, no limiar do nosso comentário, registrar e agradecer aos ouvintes que nos ligaram na tarde de ontem, em apoio ao comentário que fizemos ontem sobre os chamados amigos da praça, amigos da avenida, amigos disso, amigo daquilo, essas associações que sempre aparecem na cidade contestando o incontestável, tentando impedir a realização de obras que beneficiam a população, apenas por interesse comercial, único interesse desses parasitas da sociedade. Agradecemos as manifestações.  Tudo bem, vida que segue. Mas, o nosso registro de hoje, é com relação ao programa chamado orçamento participativo, que por lei, acontece todos os anos, promovido pelo poder público. O convite diz o seguinte:

Há algum tempo vimos acompanhando em governos anteriores, essa movimentação do orçamento participativo. Mudaram a fórmula de participação do povo, através de uma única audiência pública, o que em nossa opinião resume o projeto de uma forma mais objetiva. Na verdade, não temos nada contra o programa, por que nosso princípio é sempre democrático, e essa é uma forma democrática de consultar o povo das suas prioridades. Acontece, porém que no elenco dessas prioridades, nem um por cento são atendidas, não por falta de interesse do poder público, mas por falta dos recursos. Já tivemos oportunidade de acompanhar nos governos anteriores a caminhada pelos bairros da cidade em reuniões com os moradores para manifestarem as necessidades prementes das respectivas comunidades. Todos os anos eram as mesmas reivindicações, pouquíssimas mudanças, raríssimos atendimentos. Então, resumo da ópera; pouco adianta convocar o povo para suas reivindicações e depois ficarem um ano na expectativa de suas reivindicações serem atendidas, e nada.

Só se agora, no governo atual, for diferente, mas é difícil, por são necessários recursos, e torcemos para que esse volume de recursos seja conseguido para que todos possam ser atendidos nesse programa que na teoria é muito importante, difícil é na prática. Mas vamos lá. Vamos comparecer na audiência pública, vamos elencar as prioridades dos nossos bairros e aguardar o atendimento. Repetimos; tomara que desta vez seja diferente. Vamos torcer para que no próximo ano, nessa mesma audiência pública, para o orçamento participativo, pelos menos a maioria das reivindicações destes anos possa ser atendida, e que novos pedidos sejam feitos em 2018.  Do contrário, mais uma vez será mais um evento poético, sem nenhum objetivo, como das outras vezes. Mas desta vez, acreditamos nas mudanças, novo governo, novas metas, mais empenho na busca de recursos, de forma que tudo pode mudar como diz a velha canção; de repente as coisas mudam de lugar, e que perdeu pode ganhar.

O importante é não deixar de comparecer á audiência pública e fazer os pedidos, quem sabe…

O orçamento participativo não deixa e ser importante. Pelo menos abre a participação do povo. É a democracia participativa, cois rara de acontecer, e que deveria ser a prática e não a teoria.