Notícias

Comentário do Dia 03/10, o 25º Seminário do Café e a inauguração da galeria dos ex-presidentes da Câmara Municipal

03/10/2017 às 14:29

Bom, está tendo início hoje o nosso tradicional seminário do café, que há 25 anos vem sendo o marco importante do café do cerrado aqui em Patrocínio, a capital nacional do café. A movimentação lá no parque de exposição já é bastante expressiva desde a manhã, de hoje, mas a abertura oficial se dará daqui a pouco ás 13 horas, com a presença das autoridades, dos palestrantes e todos os cafeicultores, não só do município como de toda a região do café do cerrado, dado á importância da cadeia produtiva desse produto que ainda continua sendo a nossa principal fonte de economia e renda. Trago na minha lembrança o ano de 1991, quando da realização da primeira edição desse importante evento, numa iniciativa da Acarpa, a Associação dos Cafeicultores de Patrocínio e Região, órgão este que vem ao longo dos anos promovendo a qualidade do nosso produto além-mar, isto é, a nível internacional e tanto valor tem sido agregado em todo esse trabalho. Queremos aqui cumprimentar a atual diretoria da Acarpa, na pessoa do cafeicultor Frederico Elias, pela realização do evento, com todas as dificuldades existentes no momento econômico atual em que o Brasil está vivenciando. Mas, para não quebrar a sequencia, manteve o atual status quo por que passa o agronegócio brasileiro, e Patrocínio não poderia se furtar a honrar com todos os méritos a nossa cafeicultura tão rica em qualidade  graças ao trabalho incansável dos nossos cafeicultores. Ainda hoje pela manhã, eu entrevistei o deputado Silas Brasileiro, presidente do CNC – Conselho Nacional do Café, quando na oportunidade ele falou sobre a fama do nosso café no exterior, e que esse nome não pode parar de crescer. Mas, o importante é que com crise econômica ou não, o Seminário do Café está mais juma sendo realizado em Patrocínio, para nosso orgulho.

Mudando de assunto, estive hoje pela manhã, na Câmara Municipal em que numa representativa cerimônia, o presidente Thiago Malagoli, com um projeto de sua autoria, inaugurou a galeria de ex-presidentes do legislativo patrocinense.

Foi uma cerimônia carrega de muita emoção, com a presença de diversos ex-presidentes e vereadores do passado e todos os vereadores do presente. Galeria esta, que levou o nome de um ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-prefeito, o saudoso Dr. Amâncio Silva, que quando prefeito exerceu cima de tudo, uma governança humanizada, como foi destacado por todos que se pronunciaram na tribuna hoje de manhã. Com sua enorme família presente foi destacada todos os feitos empreendedores e dinâmicos de seu mandato, na Câmara e na prefeitura. Homenagem justa e merecida uma pessoa que impulsionou e muito no início dos anos 80, o progresso da nossa querida Patrocínio.  Logo em seguida foi descerrada a placa alusiva ao novo regimento interno da casa, que foi modificado e modernizado 27 anos depois, também uma iniciativa do atual presidente da mesa diretora, Thiago Malagoli. Os trabalhos da Câmara estão agora mais dinâmicos, graças ao novo regimento interno.