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Comentário do Dia 14/09, a reunião das entidades ACIP e CDL

14/09/2017 às 14:22

Recentemente a Câmara Municipal aprovou uma lei regulamentando a colocação de publicidades e fachadas nas lojas da cidade, segundo entendimento, para evitar a poluição visual. Mas, a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas, se manifestaram contrário ao corpo da lei, como foi aprovada. O nosso departamento de jornalismo, trouxe a informação de que, ontem, quarta-fera;

As diretorias das entidades Associação Comercial e Industrial de Patrocínio e Câmara de Dirigentes Lojistas realizaram reunião com empresários da cidade onde foi explanado sobre a Lei Complementar nº 158 de 14 de julho de 2017, que regulamenta a exploração de publicidade urbana no município de Patrocínio. Na oportunidade, esteve falando sobre a Lei o advogado Fernando Bernardes, onde citou sobre o objetivo da Lei que visa regulamentar todo tipo de publicidade, como volante, outdoors e fachadas da lojas. Os empresários terão que se regularizar junto a prefeitura, onde terão que respeitar as medidas das fachadas que deverão uma redução significativa de acordo com o advogado. Após a conversa, os proprietários de lojas pediram a intervenção das ACIP e CDL onde o presidente da Associação Comercial, Aldo Roriz vê que a Lei vai prejudicar os comerciantes. A entidade é contrária a Lei Municipal e vai pedir uma reunião com os vereadores para buscar revogar ou mudar a Lei. Aldo entende que a Lei da forma que foi apresentada e aprovada vai inviabilizar muitos negócios na cidade. Ele também acredita que os empresários da cidade não estavam a par dessa Lei Municipal e ressaltou que a matéria será encaminhada aos associados para que eles possam ter ciência e acionar os vereadores que votaram para que possa ter a revogação da Lei.

Por um lado, a lei aprovada tem fundamento, por que da maneira que estava mal distribuído os outdoors na cidade, não poderia ficar. Na sua maioria rasgados pelo vendo e totalmente abandonados, causando uma péssima impressão, para uma cidade que está sendo cuidada em seu visual na atual administração. Por outro lado, também somos de acordo que os comerciantes deveriam ter sido convidados para deliberar sobre o assunto, que é de real importância para todos.  Mas ainda há tempo, a lei pode ser melhorada para que os comerciantes da cidade que já tem um esforço dobrado nesta crise econômica infernal que estamos vivendo, possam divulgar também visualmente as suas lojas. Temos certeza vereadores e comerciantes vão chegar a um acordo em que todos sejam beneficiados, e a cidade também. Por que há de se reconhecer que nosso comércio, apesar de toda a crise do momento, é bastante ativo, e cresce de acordo com o desenvolvimento do município.