Notícias

Comentário do Dia 17/08, os quebra-molas irregulares em Patrocínio

17/08/2017 às 15:01

Boa tarde ouvintes, estamos iniciando o nosso comentário do dia, hoje nesta quinta-feira, 17 de agosto do ano 2017. Já tivemos a oportunidade de abordar aqui, no comentário do dia, a questão dos quebra-molas nas principais vias da cidade, que foram colocados no passado, alguns de maneira correta, mas a maioria de forma incorreta, e que a muito vem causando transtornos para os motoristas. Aliás, cidade que tem muitos quebra-molas, a impressão que se tem é que falta educação no trânsito. Isso é um ditado antigo, mas que tem fundamento. É preciso uma vistoria geral nesse setor do nosso transito. Na verdade, a questão do trânsito tem que estar sempre sendo renovado numa cidade que cresce a olhos vistos, como Patrocínio. Mas voltando á vaca fria, isto é, a questão dos quebra-molas, nosso departamento de jornalismo registrou dois graves acidentes em um dessas passagens elevada, recentemente;

No sábado e na terça-feira foram registrados dois graves acidentes em um mesmo local, na Rua Governador Valadares. O segundo, inclusive tirou a vida de um jovem de 23 anos, quando ele bateu em um poste, onde segundo relatos, teria perdido o controle da moto que estava ao passar sobre uma travessia elevada e perdeu o controle. O que chama a atenção é que da passagem até o poste onde ocorreu a batida, são aproximadamente 70 metros de distância. Questionado se a passagem elevada, bem como redutores de velocidades e quebra molas espalhados pela cidade estariam em acordo com as normas de trânsito, o secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Alcides Dornelas dos Santos informou que os dispositivos instalados nos últimos anos estão fora dos padrões técnicos que atendem a legislação de trânsito brasileira e em outros faltam a sinalização adequada. Ele lembra que o intuito da pasta é de normatizar e regulamentar todos quebra molas serão transformados em redutores ou passagens elevadas para pedestres para atender ao Código de Trânsito Brasileiro.  Quanto aos dois acidentes, Alcides não acredita que tenham sido provocados pela passagem elevada. Ele esteve no local para averiguar a forma que o dispositivo, ao lado da Escola Municipal Honorato Borges está instalado e constatou que o mesmo está dentro dos padrões. Alcides frisou que é muito difícil que essa passagem possa provocar algum acidente e ainda lembrou que próximo a ela existe sinalização. Ainda de acordo com o secretário, apenas a perícia da Polícia Civil é que poderá dizer as causas dos dois acidentes.

Bom, vamos esperar que esses quebra-molas irregulares, na sua maioria, sejam alvo mais urgente da secretaria municipal de transito, assim como também a questão das caçambas, que até hoje, desde que elas foram colocadas nas ruas, aliás, um bom serviço para colher o lixo de construções, nenhuma administração municipal até o presente momento, conseguiu fazer cumprir a chamada lei das caçambas, que também é a causa de vários acidentes no nosso transito. E a o estacionamento rotatório, a zona azul, será que ainda vai demorar. Esperamos que a secretaria de transito, preocupada como sempre com a população possa contratar um engenheiro de transito, como no passado, para reciclar o nosso trânsito, que já tá passando da hora.