Notícias

Comentário do Dia 21/09, o programa de Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais

21/09/2017 às 14:28

Estivemos no dia de ontem em belo horizonte, mais precisamente na FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, quando foi apresentado o projeto de Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. Projeto muito importante para nossa região.

Presentes; Dr. Olavo Machado Júnior, presidente da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Joaõ Batista Nunes Nogueira, presidente da FIEMG regional do Alto Paranaíba, Fernando Passalio de Avelar, assessor especial de Desenvolvimento Integrado e fórum permanente mineiro das microempresas e empresas de pequeno porte, da secretaria de estado de Desenvolvimento de Minas Gerais, César Reis, da ACIP e CDL de Patrocínio, Prefeitos da região noroeste de Minas, Deputado Ely Tarquínio, de Patos de Minas, representando a região, ex-senador e ex-ministro da Agricultura, Arlindo Porto Neto e demais autoridades, e delegações do Alto Paranaíba e Noroeste mineiro.

O projeto girou em torno das principais necessidades que as duas regiões precisam para alavancar o crescimento, prioridades estas que vem de há muito tempo. O projeto foi considerado pelas autoridades presentes como muito arrojado, e todos foram unânimes em ressaltar que é hora de muita união entre as entidades que movimentam a indústria e o comércio nas duas regiões. O ex-senador Arlindo Porto ressaltou que a falta de representatividade política no momento não é favorável para as regiões, pois temos que ter deputados estaduais e federais para ajudar a alavancar esse projeto e trabalhar para as regiões. Nesse projeto, está também ações que envolvem Patrocínio, inclusive aquela antiga reivindicação das retirada dos trilhos da empresa ferroviária que atravessa a cidade que já causou e vem causando acidentes, uns até fatais. E aqui lembramos que alguns anos, o deputado Silas Brasileiro trabalhou nesse sentido, e quando o projeto já estava para ser executado teve gente que foi contra, por que a estrada férrea ia passar em volta da cidade e envolvia proprietários de terras que não permitiam a execução, daí o projeto foi pro ralo. Mas, na verdade todos os presentes gostaram do projeto apresentado ontem lá na FIEMG, e o representa do governo de Minas disse que se empenhar para que tudo de certo. Achamos muito difícil, mas acreditamos que possa dar cento, e torcer para que possamos no ano que vem reforçar a eleição de representantes da região no contexto político para ajudem nessas prioridades. Temos que ressaltar o bom trabalho da FIEMG regional do Alto Paranaíba, que se preocupa com as atividades industriais e comerciais, engrenagem que movimenta o crescimento e o progresso.