Notícias

Comentário do Dia 22/08, as novas dívidas encontradas ainda do governo anterior

22/08/2017 às 14:26

Na tarde de ontem o prefeito Deiró Marra convocou a imprensa para falar sobre novas dívidas encontradas ainda do governo anterior.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Patrocínio apresentou as informações que foram prestadas pelo prefeito Deiró Marra para esclarecer a respeito de novas dívidas, das quais a Prefeitura foi recentemente notificada, que correspondem a débitos tributários ao Ipsem, PASEP e compensações previdências ao INSS, totalizando R$ 27.728.891,86. Deiró esclareceu que 7,5% da dívida precisa ser paga até o fim do ano, e que o restante deverá ser parcelado no maior número de parcelas possíveis. Também participaram da reunião a direção do Ipsem, que apresentaram os valores atuais do caixa do Instituto que vem sendo pago em dia e que através de investimentos gerou mais de 11 milhões para o caixa do Instituto em apenas sete meses de governo, mas que infelizmente ainda não podem ser comemorados devido as dívidas não declaradas.

O contador Valdecir Novaes, funcionário que esteve a frente do processo de identificação da dívida, esclareceu que a maior parte das dívidas ocorreram por omissão de receitas e inclusive por juros e multas no atraso do pagamento de impostos. Deiró ainda esclareceu que já encaminhou todos os processos para que o Ministério Público e Tribunal de Contas tomem as medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis, e que a ele resta encarar os problemas de frente e superar mais essa dificuldade, como já foram vencidos obstáculos nos seis primeiros meses de Governo.

Nós, que pela função de ofício sempre seguimos o trabalho administrativo do município, e essa dívida do município com a previdência não é de agora, não, isso vem de uns vinte anos prá cá, e até agora ninguém foi capaz de resolver. A dívida vai passando de uma administração para outra sem tenha uma solução definitiva.

E a questão é  que todos os administradores até agora, sabem muito bem qual a origem dessa dívida que vai se tonando impagável. De lá prá cá, já se tornou lugar comum. Toda administração eleita convoca a imprensa e levanta de novo a questão. Se quando surgiu a dívida, os vereadores da época tivessem reagido e fiscalizado e tivessem tomado uma atitude, já teria resolvido esse imbróglio que perdura até hoje. Dai quando ao longo do tempo vimos observando que ás vezes, em algumas questões, a situação majoritária na Câmara, acaba atrapalhando em vez de ajudar. Foi o caso de há quase vinte anos atrás. A função do vereador é fiscalizar as ações administrativas do executivo, além de legislar a favor do povo, e quando isso não acontece, problemas graves acontecem como essa eterna dívida com a previdência que tem impedido muitos investimentos no município. O nosso departamento de jornalismo procurou o chefe do governo anterior para esclarecer a questão, e o ex-prefeito disse que vai se inteirar dos fatos para fazer um esclarecimento. E mais uma vez, o povo fica prejudicado, por que alguns investimentos vão ficar parados este ano. Como se não bastasse essa crise econômica infernal que estamos vivendo atualmente, vem mais esse problema, quando as coisas vinham caminhando bem na administração.