Notícias

Comentário do Dia 25/08, fala sobre a situação atual do DAEPA

25/08/2017 às 14:38

Boa tarde ouvintes. Estamos iniciando o nosso comentário do dia, hoje nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, ano de 2017. Estamos encerrando também nossos trabalhos da semana. Quero registrar hoje o aniversário da minha querida neta, Lara Gabriela Campos. Nossos votos de muitas felicidades e muita paz.

Nesta semana, recebemos muitas reclamações aqui na redação sobre a falta de água em alguns bairros da cidade. Acontece que todos os anos, nessa época de seca, os problemas são os mesmos. Sabemos que a direção do Daepa sempre se preocupou e tenta seguir o crescimento da cidade, que é representativo, com o grande número de residenciais que surgem a todo o momento. Mas a coisa continua muitas vezes sem solução. Nesta semana, o nosso departamento de jornalismo, mais uma vez procurou o diretor do Daepa, o engenheiro Wanderley Marra, que alias tem se desdobrado para enfrentar os problemas, mas parece que está muito difícil.

Diretor do Daepa: “Todo dia é uma luta” sobre problemas com equipamentos arcaicos

Falta de água na sexta-feira, sábado da semana passada, segunda e terça-feira dessa semana. Moradores dos bairros Dona Diva, Morada Nova, Enéas e residencial Jardim Sul estão recebendo água somente no período da noite e quando chega por volta de meio dia já estão as torneiras secas, o que tem gerado descontentamento por parte das donas de casa. O superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio – Daepa, Wanderley Marra foi procurado para justificar o que estaria ocorrendo e explicou que o problema está em uma bomba que queimou e está passando por reparos. Ele informou que o bombeamento está sendo feito por apenas três bombas, 24 horas por dia, mas não é o suficiente para abastecer toda cidade e a partir do momento em que o equipamento que está em manutenção esteja em funcionamento, à tendência é que o abastecimento possa ser normalizado de forma gradativa até o final da semana. Lembrou ainda que o sistema é falho e que pode dar problema a qualquer hora “Todo Dia é uma luta, todo dia nós contamos com um sistema que é antigo e que pode dar problema a qualquer hora”, frisou Marra.  Wanderley sabe que a região Sul é a mais afetada, uma vez que é a última a receber a água e reafirmou que esse problema só será resolvido assim que o Daepa construir um anel de distribuição exclusivo para interligar a Estação de Tratamento de Água, no bairro São Judas até a Estação Elevada da Morada Nova que fará a redistribuição para os locais onde a falta de água está sendo constante.

O Daepa também tem problemas com a inadimplência, a falta de pagamento das contas em dia, o que sem dúvida atrapalha os investimentos em equipamento para a melhoria da distribuição de água na cidade. Tudo isso deixa a população preocupada. O Daepa é nosso, é patrimônio nosso. E por outro lado, fica sem condições até para rejustar a taxa de consumo. No momento está em vigor uma lei que permite o consumidor colocar as contas em dia com descontos totais nas contas. Essa lei esteve em vigor no início do ano, mas parece que poucas pessoas procuram a estatal para quitar débitos pendentes, e o problema continua. Está muito difícil, como pudemos ver nas declarações do diretor do Daepa. Alguma providencia mais séria terá que ser tomada pelo poder público, para que possamos continuar recebendo água boa e limpa. É o que a população espera.