Notícias

Comentário do Dia 26/09, segurança pública

26/09/2017 às 14:34

Autoridades e vereadores estiveram reunidos na tarde ontem na Câmara Municipal, que é a casa do povo, a casa dos debates, reunião esta convocada pelo presidente da casa, vereador Thiago Malagoli em atendimento a uma solicitação da vereadora Marcilene Jacinto. Temos visto constantemente  a preocupação dos senhores vereadores e principalmente do presidente da edilidade, vereador Thiago Malagoli  com a segurança pública, fato este  que anda preocupando a sociedade patrocinense, há muito tempo, e a coisa tá piorando cada dia que passa. São assaltos, roubos, homicídios, drogas e outras mazelas que deixa pairar no ar uma sensação de insegurança total. Saudades de quando a cidade era pacata, casa de portas abertas, praticamente de dez em dez anos, um homicídio era registrado. Tudo isso infelizmente ficou no passado. É o preço do progresso, como dia nosso saudoso diretor-presidente Sr. Pedro Alves. Hoje temos que pagar esse preço. Mas voltando ao tema da reunião de ontem na Câmara, a assessoria de comunicação da casa, emitiu a seguinte nota;

“Segurança Pública é discutida em reunião na Câmara Municipal

Na tarde da última segunda-feira, 25 de setembro, a Câmara Municipal de Patrocínio sediou uma importante reunião que tratou sobre Segurança Pública de Patrocínio. Esta é uma reivindicação da sociedade e através de um pedido da Vereadora Marcilene Jacinto, e acolhida por todos os vereadores, foi possível promover o encontro entre lideranças envolvidas no setor do município. Participaram da reunião além dos vereadores, o Procurador Jurídico da Câmara Municipal, representantes das Polícias Civil e Militar, da Secretaria de Trânsito e Transportes, da Penitenciária Expedito de Faria Tavares e do Conselho Comunitário de Segurança Pública. Na oportunidade, todos puderam falar sobre o trabalho que já vem sendo realizado e também, sobre os anseios de cada instituição em prol do cumprimento da demanda por todos e de extrema importância para efetividade dos trabalhos. Inclusive, com solicitação de mais efetivo (policiais) para as polícias que também, necessitam equipamentos como viaturas e sistema de rádio digital.

Alguns temas discutidos foram defendidos por unanimidade, dentre eles a necessidade da união da sociedade organizada e do Poder Público em prol de criação de Políticas Públicas efetivas e que possam trabalhar educação e cultura de forma a minimizar os problemas futuros. E outro ponto demandado e de necessidade pontual, é sem dúvida a instalação do sistema de vídeo monitoramento, que tem sua efetividade comprovada em várias cidades do País.

Ações serão feitas no intuito de fazer valer todas as reivindicações e demandas levantadas durante a reunião, que serão levadas às autoridades competentes.”

Agora, é necessário mesmo que se façam ações e se tome decisões, ou do contrário, reuniões sem objetivo, é poesia, fica só na ilusão, no imaginário. Na verdade tem muitas atitudes e ações que podem ser tomadas, basta ter iniciativa, e torcemos para que esta preocupação dos representantes do povo, juntamente com o executivo e representantes da sociedade civil organizada, prossigam na busca de soluções para a segurança pública de patrocínio. Temos aqui a sede de duas importantes instituições de segurança, sede de um batalhão da PM e sede de uma delegacia regional da polícia civil. Estamos prestes a entrar na estatística das cidades mais violentas de minas gerais. Estamos e setembro, e mais de vinte homicídios já foram consumados. Repetimos, é preciso ação e atitudes, para amenizar um pouco esse grave problema de segurança pública que estamos vivenciando, para tranquilidade da população. A situação é grave, e não pode continuar assim.