Notícias

Comentário do Dia 27/07, a falta de efetivo do Corpo de Bombeiros de Patrocínio

27/07/2017 às 14:42

Voltamos em nosso comentário de hoje a focar novamente a questão do Corpo de Bombeiros de Patrocínio. Há mais de 60 dias a crise da falta de efetivo dessa importantíssima instituição que temos o privilégio de termos aqui em patrocínio está passando por uma fase difícil no setor de atendimento.  Essa crise da instituição não é a primeira, sempre estamos registrando aqui a falta de equipamento, a falta de viaturas, que sempre resolvidas de forma paliativa, nunca a contento. Enquanto isso a taxa chamada taxa de incêndio continua sendo cobrada do comercio e da indústria. E o atendimento continua precário. Estão sempre reclamando a falta de logística, e com toda razão, pois é muito grande a responsabilidade dos bombeiros militares, em toda ocasião, principalmente nesta época de seva braba, onde incêndios se proliferam prá todo lado, devido à irresponsabilidade de algumas pessoas que não tem limite do perigo.

Toda essa crise, todo mundo sabe que é de responsabilidade do Governo Estadual que não está nem aí para esse sério problema de segurança pública. Mais uma vez vimos na manhã de hoje que;

Corpo de Bombeiros continua com problemas para atender ocorrências simultâneas de mesma natureza.

Com baixo efetivo e apenas um caminhão para atender aos vários registros de incêndios em vegetação e florestais na região de Patrocínio, o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros tem priorizado atendimentos. Ontem, quarta-feira, na parte da tarde, várias chamadas via 193 para que os combatentes pudessem debelar incêndios em lotes no perímetro urbano e em grandes áreas de vegetação, sendo uma próxima à penitenciária e outra as margens da BR 365, que teve que ser feito o atendimento devido ao risco iminente de acidentes pela densa fumaça que tomou conta das duas pistas. No último plantão, a ala operacional esteve trabalhando com apenas 05 militares, onde 03 são designados para atuarem nos resgates de pessoas na unidade de resgate e sobraria apenas um para o caminhão de combate a incêndios e outro para ficar no atendimento de ligações.  Essa situação tem sido constante nesse período do ano e devido ao baixo efetivo as ocorrências que colocam em risco a vida serão priorizadas da forma que não deixa a população prejudicada.

Já que o estado não cumpre o seu dever, já está passando da hora de uma providencia através do poder público, administração municipal, Câmara municipal e demais entidades representativas do município, procurem o Governo do Estado e mostrar a nossa importância diante do contexto administrativo estadual. Somos uma cidade polo, não podermos ficar a mercê da vontade do poder público estadual, pois nossa contribuição é grande para o estado. Temos que reagir. O corpo de bombeiros faz uma falta muito grande para cidade. Como se não bastasse à questão do SAMU, que ainda não veio, sendo que aqui já está tudo pronto desde o ano passado, e os esforços continuam sendo feitos pelo governo atual, o corpo de bombeiros está se desdobrando para atender as demandas. Vamos aguardar que as coisas melhorem, mas providencias temos que tomar. Não podemos ficar esperando pela vontade do Governo do Estado.