Notícias

Comentário do Dia 29/09, o preço da gasolina

29/09/2017 às 14:12

No comentário de ontem falamos sobre uma boa notícia com relação a construção da nova agencia do INSS em Patrocínio, em um trabalho do ex-presidente da Câmara municipal, Cássio Remis, em Brasília. Ele nos concedeu uma entrevista falando sobre esse processo, e essa entrevista irá ao ar com mais detalhes na segunda-feira.

Mas, falando sobre o tema do nosso comentário de hoje, não é de agora, inclusive já abordamos esse tema aqui por algumas vezes, é com relação ao preço dos combustíveis em patrocínio, isto por que constantemente temos recebido aqui reclamações nessa direção.  Com base nessas reclamações de centenas de ouvintes, como já falamos, o nosso departamento de jornalismo procurou a direção do PROCON para esclarecer sobre uma atuação nesse sentido, por que em Patrocínio os preços da gasolina variam entre 3,95 a R$ 4,20, ao passo que em Uberlândia o combustível é encontrado com preço médio de R$ 3,50 e em postos de bandeiras. Questionado sobre a precificação na cidade, o superintendente do Procon Municipal, Ricardo Antony Rodrigues “Balila” afirmou que o órgão tem efetuado seu trabalho de fiscalização nos estabelecimentos que comercializa,m combustíveis e que já foram realizadas duas reuniões com os proprietários e disse que não há como coibir e fazer com os preços sejam reduzidos.

Balila explicou que esses empresários geram emprego e pagam impostos e ele não tem poder de exigir os valores a serem praticados, mas lembrou que está trabalhando para quebrar um possível cartel existente, onde caso seja confirmado o acordo entre os postos, vai acionar o Promotor do Direito do Consumidor, para que as providências sejam tomadas. Ele também disse que até o início do ano que vem estará tentando junto aos postos melhorar os valores praticados e caso isso não seja possível vai acionar o Ministério Público, onde o Promotor vai fazer a fiscalização dos cartéis, a exemplo do que foi realizado em Uberlândia.

Palavras do superintendente do PROCON municipal, Ricardo Antony Rodrigues.

Ele disse que vai verificar se existe aqui um possível cartel, e se existir vai acionar o ministério público. Em nossas intervenções anteriores aqui no comentário dia, atendendo as inúmeras reclamações, nós jamais afirmamos também que esse cartel existe em patrocínio. Nunca afirmamos isso. Por isso procuramos a entidade certa para ter conhecimento do fato, que é o PROCON. Vamos então aguardar o trabalho do órgão municipal, e o resultados, e torcer para que possa haver um consenso, e quem sabe o preço dos combustíveis possam se igualar aos preços da região. É uma questão de tempo.