Notícias

Comentário do Dia 30/08, o balanço do primeiro ano da Vale Fertilizantes em Patrocínio

30/08/2017 às 14:27

Estivemos na noite de ontem, na Associação Comercial, quando na oportunidade, a mineradora Vale Fertilizantes, fez um balanço do primeiro ano de atividades em Patrocínio, através do diretor de operações, Camilo Silva. Evidente que na ótica da empresa, o balanço até agora foi positivo, onde foi demonstrado o seguinte;

“Centenas de pessoas foram beneficiadas com a atuação da empresa na cidade. “Com esta operação, Patrocínio se destaca em mais um cenário nacional que é o da mineração, um dos pilares do Brasil. A cidade já é reconhecida nacionalmente por seu alto desempenho na produção cafeeira. A Vale Fertilizantes está contribuindo para transformar o desenvolvimento socioeconômico do município, trazendo emprego e movimentando a economia com atividades diferentes da vocação da cidade”, afirma o gerente executivo de Projetos da Vale Fertilizantes, Camilo Silva. Muitos desses moradores foram certificados pelo Programa de Capacitação de Mão de Obra Local em 2016, realizado pela Vale Fertilizantes em parceria com o Senai. Foram oferecidos quatro cursos nas áreas de soldador, mecânico de máquinas pesadas e eletricista automotivo, sendo que 77 profissionais receberam certificação.  Hoje, trabalham no Complexo de Mineração mais de 800 pessoas, entre empregados da Vale Fertilizantes e de empresas prestadoras de serviços.  Para ampliar ainda mais a produtividade local, a empresa está realizando um arrendamento social de terras para produtores de Patrocínio.  Dessa forma, áreas adquiridas pela empresa, mas que não serão utilizadas pela atividade mineral neste momento, continuarão produtivas para a agricultura e pecuária, gerando mais empregos e renda para o município. Os recursos recebidos pela Vale Fertilizantes em função do arrendamento serão destinados a projetos sociais na região. Na última semana (22 e 23/08), moradores da Fazenda Matos e de Santo Antonio da Lagoa Seca assistiram à exibição de um filme documentário sobre a Aquisição Assistida da Mata da Bananeira. A ação celebrou com as famílias a entrega das moradias, a adaptação das novas propriedades e o encerramento da assistência técnica e social, oferecida ao longo dos dois últimos anos.

O programa de aquisição assistida desenvolvido pela empresa teve início em 2014. As famílias que viviam na comunidade da Mata da Bananeira tiveram a oportunidade de escolher um novo local, com áreas mais amplas e residências bem estruturadas. Esse programa envolveu 46 propriedades e foi construído considerando as características de cada família. O cuidado com o meio ambiente foi outra característica da implantação do Complexo de Mineração de Patrocínio. Antes da supressão vegetal, foi realizado um trabalho de resgate de mudas e sementes de espécies típicas do local. Todo material recolhido foi destinado para um viveiro construído pela empresa, no qual as espécies estão sendo cultivadas para plantio em outras áreas, garantindo a preservação da flora nativa. Na região do Complexo de Mineração a fauna é monitorada, resgatada e transportada para locais ideais ao seu desenvolvimento. Em 2017, foi firmada uma parceria com o Centro Universitário do Cerrado (Unicerp) para a criação de um centro de pesquisas voltado para o bioma cerrado. O investimento da empresa foi na ordem de R$ 670 mil e tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de tecnologia para a preservação e recuperação do bioma e incentivar a propagação de ações voltadas à educação ambiental. A previsão é que o centro de pesquisas comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2018.”

Com relação à licença de conformidade, que o poder público levantou recentemente, que faltava esse documento, Camilo Silva disse que essa etapa já passou e que tudo com relação a este questionamento já foi respondido ao jurídico da administração municipal. Quando aos investimentos no município, ele disse que foi criado o projeto de arrendamento social, que será ministrado pelo Unicerp, e que brevemente o retorno social virá com mais intensidade. Quanto à arrecadação do município ele disse que depende do Cefem, entidade que controla os impostos e royalties da mineração. É, vamos esperar que o município possa ganhar e muito, e não ficar só com os buracos.