Notícias

Farmácia Popular de Patrocínio terá atividades encerradas no final do mês

24/06/2017 às 09:59

Nesta sexta-feira (23), o secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira convocou a imprensa para informar o encerramento das atividades da Farmácia Popular do Brasil em Patrocínio e que funciona em prédio alugado pela Prefeitura Municipal de Patrocínio. De acordo com o secretário, o fechamento é uma determinação do Ministério da Saúde, que notificou a Prefeitura e o atendimento a público será feito até dia 30 deste mês.

Bebé disse ter sido surpreendido com a informação do Ministério da Saúde e lamentou essa ação do governo federal e entende que muitas pessoas vão ficar prejudicadas. Ele lembrou que a maioria dos medicamentos fornecidos pela Popular poderão encontrados nas farmácias privadas de forma gratuita. Ainda de acordo com ele, a administração municipal irá dispensar a medicação através das Unidades Básicas de Saúde como forma de não deixar prejudicados os cidadãos patrocinenses.

Questionado se isso poderá onerar os cofres do Prefeitura, Humberto Donizete destacou que Farmácia Popular funcionava através de convênio com recursos estadual e federal, através da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e do município, mas o funcionamento já era feito com verba municipal, onde a Prefeitura se responsabiliza pelo aluguel e pagamento dos funcionários que serão remanejados para outros setores da Secretaria Municipal de Saúde.

Renato Oliveira