Notícias

José Maria Campos: Na linha do bom senso

22/11/2016 às 14:05

Virando a página

Estamos prestes a virar a página de mais uma administração municipal, que durou oito anos. O que posso dizer, que desde a década de 1960, seguimos de perto, devido a nossa função na imprensa, todas as administrações político-administrativas que viveu e vive o nosso município. Acompanhamos bem de perto todas as obras e realizações, a maioria processo de rotina, mas muitas delas, feitos históricos que estão registrados nas páginas da nossa história, que formam hoje a grandeza da nossa Patrocínio. Assim como também, acompanhamos os legislativo municipal, onde da mesma forma vimos ao longo desse tempo, diversas leis serem aprovadas, como outras tantas serem rejeitadas pela nossa Câmara Municipal. A maioria, leis que foram sancionadas pelo executivo, que fazem muito bem para a população, mas também, por outro lado, vimos certas leis que foram iguais a salsicha, isto é, seria bem melhor nem saber como foram feitas.

Assim é a vida e o cotidiano de um município. Assistimos também a transformação socioeconômica do município, no início dos anos 1970, quando foi lançado o plano de desenvolvimento do café do cerrado. Mais que de repente, aconteceu uma mudança radical no comportamento da nossa população, quando vimos à chegada dos paranaenses e paulistas, que trouxeram um novo estilo de vida, e que hoje são nossos irmãos patrocinenses, de fato e de direito, contribuindo para o nosso desenvolvimento. Foi exatamente nessa ocasião que tivemos dois prefeitos nomeados, que sem dúvida deram uma arrancada representativa da qual vivemos nos dias atuais. Falamos dos saudosos Dr. Olímpio Garcia Brandão e do professor Afrânio Amaral. Consideramos que esses dois administradores foram o marco divisório da história político-administrativa do município. Isto sem desmerecer de forma alguma os administradores anteriores, que fizeram também de tudo para o desenvolvimento, porém dentro daquela política que eles conheciam de acordo com os parcos recursos da época. Foram sem dúvida admiráveis, muitas vezes, tirando do próprio bolso, alguns recursos para atender cestas necessidades que não vinham do contexto administrativo. Estadual nem federal. Sem querer fazer nenhum paralelo, foram tempos muito difíceis, acreditem.

Mas, o que importa, é que sem querer fazer nenhum paralelo administrativo, estamos prestes a virar mais uma página da nossa vida no município, em todos os sentidos, por que é aqui a nossa casa, para nossa casa sempre queremos o melhor. E assim, acreditamos, por que cada administrador que passa pela história, deixa a sua contribuição para população que neste acreditou através do voto.

Vamos viver mais pedaço da nossa história com a administração que toma posse dia primeiro de janeiro. E queira Deus, que tudo possa caminhar bem, apesar das dificuldades financeiras que ainda prevalecem. E também, que o nosso legislativo seja bastante coerente, e que saiba representar o povo nas suas necessidades. E não podemos esquecer nosso preito de gratidão a todos os administradores e agentes políticos que muito fizeram pela nossa história, que possamos também dar nossa contribuição, como sempre, no novo capítulo que começa no dia primeiro de janeiro de 2017.