Notícias

Matéria: Fabiano Baleia

19/05/2016 às 10:26

Desde o início de fevereiro, o cearense Fabiano Carvalho, o popular Baleia, assumiu o comando técnico do futsal do Patrocínio Tênis Clube (PTC). Natural de Caucaia, mas criado em Fortaleza, Baleia tem 36 anos e uma longa vivência no futebol de salão. Era goleiro, depois quando parou de atuar virou treinador de goleiros e posteriormente tornou-se técnico.

Indicação e cursos
Baleia chegou ao Patrocínio Tênis Clube através de uma indicação. Josemar Ribeiro, técnico da categoria sub-11 do Praia Clube, de Uberlândia, fez a indicação ao presidente do PTC, Fábio Mozelli. Baleia revela sentir gratidão a Josemar.
– Coração grato, muito alegre pelo o que ele fez por mim. Eu costumo dizer que ele é meu empresário. A gente é rival dentro da quadra, dentro do campeonato, ele trabalha no Praia e eu trabalho no PTC. Mas, enfim, ele é meu amigo do coração e me gerou esta oportunidade maravilhosa.
Para se atualizar no futsal, Baleia sempre faz cursos de capacitação. Inclusive, foi em uma dessas ocasiões, que ele conheceu o amigo Josemar. Por isso, o técnico do PTC entende que os cursos, além do aprendizado, servem para aumentar a rede de contatos.
– É muito mais do que conhecimento, é o contato, o intercâmbio, essa amizade que a gente faz com a galera. O curso tem essa magnitude toda.
Ambiente de trabalho
No futsal do PTC, o treinador Baleia trabalha com uma equipe de quatro profissionais que o auxiliam na comissão técnica.
– Nós temos o Clésio, que é nosso psicólogo e tem me ajudado demais. O Jhonatas, que é coordenador de esportes e gosta muito de futsal, é um menino competentíssimo. É um cara da minha extrema confiança. O Flávio, que é o auxiliar e na minha chegada me ajudou muito a detectar os atletas. E a Thalita, que filma os nosso jogos e depois analisa com a gente. A comissão é composta por estas pessoas, que estão dispostas a trabalhar pelo clube.
Um diferencial do PTC é que os sócios-atletas têm o direito de frequentar o clube e Baleia destacou este importante papel social.
– A diretoria do PTC é muito humana. Eles se preocupam muito com os atletas.
13224334_10206941061708685_634841373_oQuadra e prancheta
“Esse quadra aqui é uma das melhores do Brasil. Hoje quem vem jogar em Patrocínio, no PTC, fica encantado, porque a qualidade da quadra é fantástica”.
O técnico Baleia faz questão de enaltecer a estrutura do ginásio do clube. A quadra do PTC chamou tanto sua atenção, que ele até encomendou uma prancheta personalizada, fabricada em Fortaleza. A prancheta é utilizada para que o treinador monte jogadas ensaiadas e também acerte o posicionamento de seus atletas. De acordo com Baleia, a função dele é ajudar os meninos a crescerem.
– Ninguém faz jogador. O talento que ele tem, Deus o deu. A gente com a nossa bagagem, com estudo, com dedicação, acrescenta na vida desses meninos para eles crescerem.

Competição
O PTC entrou em três categorias no Campeonato Mineiro de Futsal de 2016 (sub-11, 13 e 15). Baleia encara a disputa da competição como uma grande oportunidade profissional.
– Vejo o futsal de Minas Gerais muito promissor para o meu crescimento e evolução profissional.
Ao falar sobre as três categorias do PTC que estão no Campeonato Mineiro, Baleia acredita que o time sub-11 é o melhor tecnicamente, porém aposta que a equipe sub-15 é a que tem mais chances.
– Tecnicamente falando, o sub-11 é melhor do que o 15. Mas aí você vai contar a questão da maturidade. E outra: também eu tenho mais peça de reposição para o sub-15.
Clássico
Neste sábado, dia 21 de abril, Baleia fará seu primeiro clássico contra o Catiguá. O jogo será às 9h15, no ginásio do PTC, pela categoria sub-11. No meio da semana, a comissão técnica do Catiguá afirmou que o PTC é favorito, porém Baleia não encara dessa forma.
– Essa semana é uma semana tensa. Os caras já estão aí jogando a responsabilidade pra cima da gente. Mas eu tô tranquilo. O jogo é lá dentro e pra mim não tem favoritismo nenhum.

Filipe Ferreira