Notícias

Rádio Difusora AM entre as primeiras cinquenta do Brasil, em estágio adiantado para a migração para o FM

07/07/2016 às 10:01

Algumas emissoras de rádio do Brasil que optaram pela migração, do AM para o FM já cumpriram todas as etapas do processo, mas ainda aguardam a autorização para a mudança definitiva de faixa.

Ao todo, 1.338 emissoras em todo o país manifestaram interesse em mudar de frequência. Destas, 998 foram consideradas aptas e obtiveram canal na faixa atual que se compreende nas faixas 88,1FM a 107,9FM.

Entre elas está a Difusora AM 560, líder de audiência em Patrocínio, e também no Rádio do alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Até o momento, apenas duas emissoras migraram: Elas são da cidade de  Juazeiro do Norte no Ceará.

De acordo com o Ministério das Comunicações, 201 autorizações para outorga foram emitidas. Segundo a ABERT,(Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), das 201 autorizações, 94 emissoras estão em estágio adiantado e inclusive, já efetuaram  pagamento de despesas  através de documento emitido pelo ministério das comunicações.

Destas 94 emissoras, a Difusora AM 560, está entre as 50 primeiras do Brasil que efetuaram pagamentos de outorgas e estão aptas a seguirem com a  migração, aguardando apenas o andamento burocrático do processo.

A Difusora se prepara para nos próximos dias para assinar o termo aditivo junto ao Ministério das Comunicações. Em seguida, as emissoras terão o prazo de 120 dias para o envio do projeto técnico. A Difusora já contratou os mais renomados engenheiros de radiodifusão do país que estão nos detalhes finais do projeto técnico que assim que for concluído poderá requerer junto à Anatel a tão sonhada autorização para uso da radiofrequência.

difusora011Diferente da maioria das rádios da frequência AM, que terão que mexer em toda sua estrutura, a Difusora já tem um dos mais modernos complexos de rádios e equipamentos do Brasil, sendo necessária apenas a troca de equipamentos como transmissores e antenas.

Portanto se você não tem um rádio com frequência de FM, é bom ir se preparando, pois em breve, você terá a mesma programação, com um conteúdo ainda mais diversificado, porém com uma qualidade de som incomparável que só a Difusora disponibiliza pra você. Frequência da emissora já está definida e operará em 95.3FM. As rádios dos primeiro lote poderão operar em simulcasting, ou seja, transmitindo em AM e FM por até 180 dias.

Grupo Difusora; atravessando gerações, seguindo  o seu ritmo, acompanhando tendências, para acompanhar você.

Luiz Oliveira