Notícias

Rede estadual de ensino participa de capacitação do PROCEVE

17/10/2017 às 14:52

Teve início nesta terça-feira (17), a capacitação dos profissionais da educação, dentro do Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar – PROCEVE. Neste primeiro momento estão recebendo as capacitações, educadores da rede municipal de ensino, onde o Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Serlon Silva Santos explicou que o programa, implantado no ano passado, precisa melhorar a capacitação dos profissionais para que sejam obtidos melhores resultados. A avaliação dele é positiva quanto aos avanços, onde bons resultados estão sendo apontados em Patrocínio.

Uma das responsáveis pela capacitação é a assessora Jurídica Social do PROCEVE de Campo Grande, Rosângela Quintana Alonso Gonzaga que contou que desde que foi implantado o programa na cidade dela, houve redução de 70% da evasão escolar. Ela percebeu que a aceitação em Patrocínio dos profissionais e pais tem sido satisfatória, quando ela participou de uma reunião entre o Juiz de Direito, Serlon Silva Santos que reuniu mais de 700 pais. Dra. Rosângela comenta ainda que muitos pais tem transferido responsabilidades que precisam ser trabalhadas com os filhos em casa para as escolas e que as famílias desestruturadas tem sido as grandes mazelas que fazem com que haja a evasão escolar e o PROCEVE também tem um trabalho de fazer o resgate do poder familiar.

Em Patrocínio, o PROCEVE, segundo a coordenadora do núcleo do programa, Tamara Duarte, desde que foram iniciadas as aplicações de medidas junto aos pais, foram percebidos grandes avanços. Ela explica que essas medidas são adotadas para crianças dentro do nível de indisciplina que são cometidas, onde o menor percebe que aquilo que ele fez é errado. O PROCEVE trabalha em parceria com o pedagogo da escola e pais, onde são aplicadas as práticas de ação educacional.

O secretário Municipal de Educação, professor Emerson Caixeta, comentou o fato de que os pais tem “terceirizado” a educação dos filhos. Ele afirma que a melhor educação é a de casa, dada pelos pais e a escola é um complemento com a aprendizagem e caso haja essa transferência de responsabilidade, a escola não consegue fazer nenhum dos papeis. Ele cobra o acompanhamento dos pais junto aos filhos, como observando cadernos e ainda acompanhando a evolução dos mesmos junto aos educandários.

Renato Oliveira