Notícias

Tem crescido número de assistidos por comunidades terapêuticas em Patrocínio

26/06/2017 às 09:34

Uma situação que tem trazido preocupação é aumento no número de pessoas que acabam virando reféns das drogas, sejam elas lícitas como bebidas alcoólicas e ilícitas, em especial no uso do crack. E muitas famílias tem procurados os centros de recuperação de dependentes químicos para pedir as internações desses viciados. Na última semana, o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas – COMAD realizou atividades com o objetivo de divulgar os trabalhos da instituição que é uma grande parceria desses espaços onde os dependentes passam por diversos processos até que eles possam se ver livres das drogas.

Valdineu José da Silva, representante da Comunidade Terapêutica Colina da Paz e conselheiro do COMAD que desenvolve serviços à comunidade há mais de 18 anos frisou que o trabalho vai além de tratar os dependentes, mas também de realizar ações de prevenção com apoio do CAPS AD3. Também desenvolve esse trabalho em Patrocínio a Comunidade Terapêutica Santa Luzia, onde a psicóloga Juliana Borges frisou que além de trabalhar na recuperação, o espaço também adota a espiritualidade, onde tem espaço reservado para trabalhar com adolescentes. Essa clínica trabalha atualmente com mais de 30 internos em recuperação.

A maior dificuldade que as clínicas enfrentam atualmente, é o fato do dependente químico não aceita se tratar. Fabiano Moreira de Souza, representante da Clínica Missão Terapêutica de Patrocínio salientou que hoje o número de pessoas que fazem uso de drogas e que estão em tratamento tem sido igual entre homens e mulheres.

Para obter outras informações sobre o funcionamento das clínicas de recuperação, o familiar pode entrar em contato com as Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social pelo telefone 3839 1800.

Renato Oliveira